Durante essa semana, a equipe RIVETECH discutiu sobre as opções para o processo de fabricação do corpo de prova que será utilizado para realizar o ensaio de tração no laboratório de Ensaios Mecânicos do Senai CIMATEC. Esse ensaio consiste em submeter um corpo de prova de geometria definida a um esforço axial crescente, levando-o a se romper. A realização desse ensaio permitirá que a equipe obtenha informações relacionadas à capacidade que o alumínio utilizado para o projeto terá para suportar as solicitações aplicadas à estrutura das juntas rebitadas.
Portanto, as seguintes opções foram pensadas para a fabricação do corpo de prova, que terá as suas medidas conforme a norma técnica ASTM E8M que rege a fabricação de corpos de prova de metal:
- Opção 1: Obter um corpo de prova de seção circular através do processo de usinagem de um cilindro maciço obtido do processo de fundição, utilizando um molde cilíndrico com as dimensões próximas das dimensões do corpo de prova desejado.
- Opção 2: Fabricar um corpo de prova fundido, através do processo em areia verde, utilizando um corpo de prova metálico já fabricado como molde.
- Opção 3: Cortar o corpo de prova em formato de seção retangular em uma chapa de alumínio reciclada.
A equipe optou em fabricar o corpo de prova pela Opção 2. Essa opção foi escolhida devido uma grande probabilidade do processo de fabricação dos rebites serem realizados pelo processo de areia verde, pois é um processo com baixo custo. Portanto, a equipe estará mais familiarizado com o processo, obtendo informações importantes, relacionadas a quantidade de materiais a serem utilizados para fabricar a areia verde que irá compor o molde, de modo que, seja obtido um molde resistente e com pouca umidade. O molde de fundição por areia verde é caracterizado por ser um molde temporário, uma vez que, para retirada da peça é necessário quebrar o molde. Logo, é um processo ideal para fabricação do corpo de prova já que não será necessário a fabricação de várias unidades do corpo de prova, consequentemente não será necessário fabricar vários moldes, ou um molde permanente, como por exemplo o molde metálico, que não é uma opção indicada para a situação em questão devido o alto custo.
Foi realizada também a modelagem em CAD 3D do corpo de prova em formato de seção circular, estando dispostas nas imagens abaixo o desenho técnico (Imagem 1) e o desenho mecânico (Imagem 2) do corpo de prova.
Fonte: Própria
Nenhum comentário:
Postar um comentário