O ensaio de tração é utilizado para avaliar diversas propriedades mecânicas de um determinado material. Uma amostra é deformada até a sua fratura, mediante uma carga de tração gradativamente crescente que é aplicada axialmente ao longo do eixo de um corpo de prova, o qual se deforma até fraturar. No vídeo abaixo está sendo mostrado o ensaio de tração do corpo de prova fabricado pela equipe.
Vídeo 1: Ensaio de tração no corpo de prova
Fonte: Própria
Os corpos de prova (CP 1, CP2 e CP3) estão representados, na Imagem 1, respectivamente nas cores vermelho, azul e verde. Com base nisso, podemos observar, que ambos tiveram um comportamento, sob ensaio de tração, semelhante ao comportamento de materiais frágeis. Isso ocorre, pois após ser fundido, a solubilidade do hidrogênio com o alumínio em estado líquido é bastante elevada, portanto durante esse período em que o alumínio está fundido, ele se solubiliza com o hidrogênio, e após a sua solidificação, o hidrogênio fica presente na estrutura cristalina do alumínio, o que gera porosidades e fragilidade no material, fazendo o alumínio se comportar como um material frágil. Por conta disso, o valor considerado nos cálculos será da tensão máxima, as quais foram 156,10 MPa, 128,34 MPa e 93,33 MPa.
Figura 1: Resultado do ensaio
Fonte: Própria
Na Imagem 2 abaixo, mostra um dos corpos de provas após a realização do
ensaio de tração.
Imagem 2 - Corpo de prova após o ensaio de tração
Fonte: Própria
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